Qual é o método mais indicado para corte de juquira

Marcio Jacezim

Conhecido pelos desbravadores do norte do país, a juquira é um grande dilema no dia a dia dos fazendeiros e pecuaristas nas regiões centro-oeste e norte.

Com o aumento das áreas de pastagens nestas regiões, também aumentou a quantidade de áreas com infestação de juquira, um tipo de vegetação que nasce no meio do pasto, atrapalhando seu crescimento e desenvolvimento.

Corte e limpeza de juquira deve ser feito logo no início

Se não for combatida a tempo e antes que se torne uma árvore, a juquira se alastra ano a ano, ocupando grandes áreas no pasto. Para evitar isso, algumas atitudes devem ser tomadas. Existem vários métodos utilizados para o combate, e entre eles está o famoso ”correntão”, o trator de esteira, a roçadeira de arrasto e o triturador florestal.

Confira abaixo cada um desses métodos.

Corte de juquira com correntão

O correntão consiste em ancorar uma corrente pesada entre 2 tratores, onde os mesmos andam lado a lado e tudo que estiver na frente da corrente será arrancado. Este método possui um alto rendimento.

Porém, a juquira arrancada fica em cima do pasto, prejudicando o mesmo, por isso a operação necessita de 2 tratores, 2 operadores e um terceiro trator com garfo para juntar a juquira arrancada e depositar em leiras.

Corte de juquira com trator de esteira e roçadeira

O trator de esteira arranca a juquira com a lâmina, que posteriormente é enleirada. É necessário somente 1 operador e 1 trator, mas tem baixo rendimento.

A roçadeira de arrasto, por outro lado, corta a juquira, mas deixa a mesma em cima do pasto. Existem vários tamanhos e algumas roçadeiras conseguem bom rendimento, mas não dispensam o posterior enleiramento.

Corte de juquira com triturador florestal

O triturador florestal derruba e tritura a juquira na mesma operação. Tem um rendimento médio de 5 a 6 hectares por dia, rendimento que é considerado médio, mas por outro lado não há a necessidade de enleiramento, além de agregar nutrientes ao solo resultantes da trituração.

Conclusão

Dos métodos atuais, percebe-se que a limpeza de juquira com triturador florestal se torna o mais viável, devido a dispensa de enleiramentos e queimadas. Além de agregar nutrientes ao solo e manter uma cobertura que segura a umidade.

A Himev atua há mais de 10 anos com soluções em equipamentos agrícolas e florestais de qualidade. Conheça nosso triturador florestal Ecotritus.

Nossos produtos

SUPER TRINCHA

Indicado para limpeza de áreas com vegetação de até 15cm de diâmetro de tronco, limpeza entre as linhas de pomares, roçada baixa e renovação de culturas perenes.

TRITURADOR FLORESTAL

Tritura vegetação de até 25cm de diâmetro de tronco. Ideal para limpeza de áreas, renovação de cultura e substituição de queimadas.

REBAIXADOR DE TOCO

Tritura e rebaixa tocos e raízes em até 30cm de profundidade. Ideal para troca de cultura em áreas de cultivo de pinus ou eucalipto.