fbpx

Qual é o método mais indicado para corte de juquira

marketing

Conhecido pelos desbravadores do norte do país, a juquira é um grande dilema no dia a dia dos fazendeiros e pecuaristas nas regiões centro-oeste e norte.

Com o aumento das áreas de pastagens nestas regiões, também aumentou a quantidade de áreas com infestação de juquira, um tipo de vegetação que nasce no meio do pasto, atrapalhando seu crescimento e desenvolvimento.

Corte e limpeza de juquira deve ser feito logo no início

Se não for combatida a tempo e antes que se torne uma árvore, a juquira se alastra ano a ano, ocupando grandes áreas no pasto. Para evitar isso, algumas atitudes devem ser tomadas. Existem vários métodos utilizados para o combate, e entre eles está o famoso ”correntão”, o trator de esteira, a roçadeira de arrasto e o triturador florestal.

Confira abaixo cada um desses métodos.

Corte de juquira com correntão

O correntão consiste em ancorar uma corrente pesada entre 2 tratores, onde os mesmos andam lado a lado e tudo que estiver na frente da corrente será arrancado. Este método possui um alto rendimento.

Porém, a juquira arrancada fica em cima do pasto, prejudicando o mesmo, por isso a operação necessita de 2 tratores, 2 operadores e um terceiro trator com garfo para juntar a juquira arrancada e depositar em leiras.

Corte de juquira com trator de esteira e roçadeira

O trator de esteira arranca a juquira com a lâmina, que posteriormente é enleirada. É necessário somente 1 operador e 1 trator, mas tem baixo rendimento.

A roçadeira de arrasto, por outro lado, corta a juquira, mas deixa a mesma em cima do pasto. Existem vários tamanhos e algumas roçadeiras conseguem bom rendimento, mas não dispensam o posterior enleiramento.

Corte de juquira com triturador florestal

O triturador florestal derruba e tritura a juquira na mesma operação. Tem um rendimento médio de 5 a 6 hectares por dia, rendimento que é considerado médio, mas por outro lado não há a necessidade de enleiramento, além de agregar nutrientes ao solo resultantes da trituração.

Conclusão

Dos métodos atuais, percebe-se que a limpeza de juquira com triturador florestal se torna o mais viável, devido a dispensa de enleiramentos e queimadas. Além de agregar nutrientes ao solo e manter uma cobertura que segura a umidade.

A Himev atua há mais de 10 anos com soluções em equipamentos agrícolas e florestais de qualidade. Conheça nosso triturador florestal Ecotritus.

Nossos produtos

trituradores Super Trincha Himev Ecotritus

SUPER TRINCHA

Indicado para limpeza de áreas com vegetação de até 15cm de diâmetro de tronco, limpeza entre as linhas de pomares, roçada baixa e renovação de culturas perenes.

Trituradores Florestais Himev Ecotritus

TRITURADOR FLORESTAL

Tritura vegetação de até 25cm de diâmetro de tronco. Ideal para limpeza de áreas, renovação de cultura e substituição de queimadas.

Triturador rebaixador de Tocos Himev Ecotritus

REBAIXADOR DE TOCO

Tritura e rebaixa tocos e raízes em até 30cm de profundidade. Ideal para troca de cultura em áreas de cultivo de pinus ou eucalipto.

Formas de Pagamento

Para mais opções fale com o gerente do seu banco.

Boleto Bancário - 50% de entrada e mais 4x sem juros
Financiamos através do Finame BNDS
Financiamos através do Mais Alimentos
Consórcio GROSCON

Atendimento

ENVIE UMA MENSAGEM

O principal foco dos Triturador Florestal Ecotritus® é a viabilização de uma limpeza de área sem queimadas, uma das maiores agressões ao solo e uma prática muito comum no Brasil, infelizmente. Outra vantagem do uso dos nossos implementos agrícolas e florestais são o baixíssimo custo com manutenção, a eficiência focada na simplicidade do equipamento e na lucratividade. Alta produção em limpeza de áreas e alta durabilidade representam os equipamentos Himev. Temos mais de 18 anos de mercado no Brasil e mais de 40 anos de experiência no ramo de tratores e agricultura. Limpeza de juquiras e também manutenção de pastagens para pecuária são algumas das várias utilidades dos trituradores. São recomendados para limpeza de linhas de transmissão elétricas, comumente chamadas de faixas de servidão. Além dessas áreas, o setor de construção civil também costuma utilizar nossos trituradores para abertura de áreas para construção, e nos setores de silvicultura é muito comum o uso para abertura de estradas para escoamento da produção. Na fruticultura, a trituração dos restos de podas de galhos é comumente feito com nossas super trinchas de alto desempenho.

Himev 2019. Todos os direitos reservados.
Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.